Vitrine
Posts
sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pensando no futuro



Muitos dos meus leitores sabem que sou vegetariana há quase dois anos. Apesar de conhecer todos os malefícios e crueldades por trás da pecuária, não sou uma eco-terrorista que jamais se casaria com um onívoro [quem come carne], ou durante as festas de fim de ano passa o tempo todo discursando sobre o sofrimento das aves que vão à abate. Não é agindo assim que se desperta o interesse dos que querem deixar a carne de lado. Eu, por exemplo, fui conhecendo as verdades aos poucos, e um belo dia recusei a porção frango à passarinho servida, quando fui jantar em uma costelaria de amigos do meu pai.

Mas sendo bem realista, 90% dos grãos cultivados ao redor do mundo servem para alimentar o animal que vai para a sua mesa, sua churrasqueira. Isso significa cada vez mais desmatamento na busca de solo fértil. Ou seja, derrubam florestas [que são imprecindíveis para a fotossíntese, que limpa o ar que respiramos e nos protege pelo menos um mínimo da poluição e todas as suas consequências] para alimentar os animais que serão mortos para satisfazer o paladar de uns e os bolsos de outros. Já parou para pensar?

Sem contar que essa atividade produz gases que ameaçam os próximos anos da Terra. Os principais são o óxido nitroso e o metano, muito mais perigosos do que o gás carbono.

Não estou pregando que é condenável se consumir carne, pois maioria das culturas permite e incentiva a isso. Nós nascemos e nossas mães já nos enchem de papinha de fígado. Porém, é bem claro que estamos destruindo nosso planeta nessa corrida exacerbada por prazer palatino e lucros. Não seria bacana se todos pudessem, ao menos uma vez por semana, variar esse comportamento, visando evitar o ônus dessa cultura distorcida?


Pensando nisso, o ex-beatle Paul McCartney e sua família lançaram a Meat Free Monday, ou a segunda-feira sem carne. Várias celebridades, inclusive não-vegetarianas, apoiam a iniciativa, como Yoko Ono [sim, a própria!], Moby, Gwyneth Paltrow, Stella e Mary McCartney, e Kate Bosworth [a surfista bonitona de A Onda dos Sonhos].

Ao pé da letra, a ideia consiste em não consumir nenhum tipo de carne durante as segundas-feiras. Apenas um dia da semana, que é constituída por sete.

Vale a pena pensar com carinho em toda a situação e fazer algo bom pelo lugar onde vivemos. Um item a menos na sua listinha de resoluções para 2010.


Foto: Getty Images


Marcadores: , , , ,

postado por Andréia de Moura às 10:32 AM