Vitrine
Posts
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Campeões da web


O Futebol Finance publicou uma lista com os 20 clubes cujos websites são os mais acessados. E tem brasuca na lista. Confira:

  1. Manchester United (Inglaterra) – 452,7 milhões
  2. Real Madrid (Espanha) – 271,6 milhões
  3. Arsenal (Inglaterra) – 205,6 milhões
  4. Bayern Munique (Alemanha) – 27,8 milhões
  5. Liverpool FC (Inglaterra) – 23,7 milhões [o Blogger não publicou o link: www.liverpoolfc.tv]
  6. Galatasaray (Turquia) – 16,7 milhões
  7. Olympique Marseille (França)– 16,1 milhões
  8. Internazionale (Itália) – 15,4 milhões
  9. Rangers FC (Escócia) – 14,5 milhões
  10. FC Barcelona (Espanha) – 14,3 milhões
  11. Fenerbahce (Turquia) – 12,3 milhões
  12. AC Milan (Itália) – 12,5 milhões
  13. Chelsea FC (Inglaterra) – 11,3 milhões
  14. Aston Villa (Inglaterra) – 11,1 milhões
  15. Borussia Dortmund (Alemanha) – 6,3 milhões
  16. Corinthians (Brasil) – 6,1 milhões
  17. Olympique Lyonnais (França) – 5,9 milhões
  18. Paris SG (França) – 5,7 milhões
  19. Juventus (Itália) – 5,5 milhões
  20. Manchester City (Inglaterra) – 5,2 milhões
* visitantes únicos anuais

Dono do primeiríssimo lugar, o Manchester United ainda foi citado porque cerca de 20% de seus lucros da temporada 2007/08 são provenientes do website. Algo em torno de 65 milhões de euros. Além da loja virtual, da venda de ingressos e espaços de publicidade, do cassino online, as assinaturas da MUTV [online] e o MUMobile também são fontes de renda na internet para os Red Devils.

O Corinthians surpreende por estar no top 20 do ranking, afinal, na era galáctica 1, com os argentinos Tevez e Mascherano no elenco, o clube alvinegro não tinha endereço virtual. Progresso bacana, não é? Entre os brasileiros, o top 3 é completo por Palmeiras e Internacional.

Sou um tanto suspeita para ressaltar que os clubes do Brasil precisam acompanhar as tendências virtuais. É muito importante manter esse canal com o torcedor que quer saber de tudo e interagir [redes sociais oficiais do clube e todos os outros tentáculos da web 2.0]. De extremo interesse para a receita, se aliado aos demais meios de comunicação. Deste quesito, temos ainda muito o que aprender com os colegas europeus.

Marcadores: , , , ,

postado por Andréia de Moura às 3:24 PM