Vitrine
Posts
quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cada um no seu quadrado


Quando o Brasil foi declarado campeão da Copa das Confederações 2009, os jogadores reuniram-se no gramado, formando um círculo meio torto [coração?] a fim de realizar uma prece em agradecimento pela vitória. Kaká, antes de mais nada, é o mais famoso atleta de Cristo. Ao realizar um gol, o agora camisa 8 do Real Madrid aponta os dedos indicadores para o céu, indicando que o feito é devido ao talento dado por seu Deus. Também lhe é atribuída a frase "I belong to Jesus [em português, eu pertenço a Jesus]". Pois agora, a Fifa resolveu voltar a repreender esse tipo de atitude em campo, classificando-a como "palco para a religião" - algo parecido já aconteceu em 2002, sem punições.

Nenhuma religião é melhor do que outra. Religião não se discute - ao contrário de política e futebol. Se Deus para uns é Alá para outros, ou Buda, Zambi, Brahma, isso deve ser respeitado. Crença é algo que funciona na segregação - cada adora o seu Deus, guarda o dia da semana que lhe corresponde, etc -, porém acima de qualquer coisa, na base da cordialidade de um para com o outro. O meu Deus não é melhor do que o seu, eu não estou salva do julgamento divino, e adoro quem eu bem entender sem arma alguma na minha cabeça. Então, a Fifa não tem que se intrometer na fé de ninguém.

No entanto, a partir do momento em que pode-se evitar problemas com outros irmãos que não seguem as mesmas escrituras, seria fino da parte, no caso, da seleção brasileira, fazer sua oração no vestiário. Para nós, americanos, acostumados com as doutrinas cristãs e com certa mistura de culturas, talvez não nos seja estranho tal ação em gramado. Fere a liberdade de expressão? Sim. Mas muitos de nós - principalmente os vegetarianos - ficamos revoltados quando a seleção egípcia sacrificou uma vaca, no ano passado para dar sorte na Copa da África.

Engraçado, que em um lar ecumênico, cresci ouvindo que Deus e futebol não se misturam, principalmente após dizer coisas do tipo: "Meu time vai vencer, se Deus quiser". Isso faz sentido, desde que em prática não repreenda nenhum ser humano. Viu, Fifa? Não!


Foto: Reprodução TV/BBB.Lua.com

Marcadores: , ,

postado por Andréia de Moura às 2:34 PM