Vitrine
Posts
domingo, 10 de maio de 2009

Museu do Futebol + fotos indie[?]centes



Nesta última semana, fui a uma palestra comanda pelo Luíz Carlos Júnior, narrador consagrado do SporTV. Depois disso, aceitei o convite de conhecer o Museu do Futebol, afinal, que tipo de jornalista esportiva paulistana da gema eu seria de não ter ido? Perdi duas oportunidades anteriores, e desta vez, aproveitei.

Logo na entrada, dei de cara com uma parede apaixonante, cheia de publicidade retrô do futebol [a vixen aqui, quase enfartou]. De lá por diante, pareci criança, querendo ver tudo, detalhe por detalhe. Os meus olhos brilhavam e até chegaram a marejar, quando fui colocada diante de lembranças das Copas do Mundo, por exemplo.

Oduvaldo Cozzi: um dos pioneiros da crônica esportiva no rádio brasileiro.


Copa de 1962


Flâmula linda da Copa do México


Choro pós-Maracanazo


E eu brinquei, toda bobona! Existe um simulador de pênalti, em que você chuta para a parede onde está projetado um goleiro. A louca que vos fala, fez o Baggio Ronaldo Fenômeno, chutando de três dedos aquela bola super dura, com peep toe – nem precisa dizer que doeu.

Para tudo! Você, boleiro, sabe o que é uma peep toe?
É aquele sapatinho que deixa dois ou três dedinhos para fora.



Carmen Miranda usava MUITO:



Voltando ao simulador, fingi que tudo estava perfeito, posando para a foto pós-gol. Nem dá para ver a cara de dor [/pagadora de mico]:



E o simulador 3D com o Ronaldinho Gaúcho? A sensação é a de que se vai tomar uma bolada na cara a qualquer momento – adrenalina, baby. Por isso, não tirei foto alguma.

São informações e imagens, expostas de uma maneira muito mais gostosa de ver. Não tem jeito: se você gosta de futebol, vai querer ler todas as legendas, apertar todos os botões, esperar por surpresas e experimentar sensações tão ou mais excitantes do que a de se estar em um estádio de futebol. É uma coisa louca de se explicar. Só indo para saber. E recomendo os dias de feira na Praça Charles Miller, porque o pastel não pode faltar.



Serviço
Museu do Futebol - Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu – São Paulo
Aberto de terça a domingo, e feriados. Entrada das 10h às 17h, com permanência até 18h.
Ingresso: R$ 6,00
Estudantes com carteirinha, aposentados e maiores de 60 anos: R$ 3,00
Público não-pagante: crianças até 7 anos, professores da rede pública e estudantes de escolas públicas municipais e estaduais mediante visitas agendadas.
Visitação gratuita às quintas-feiras.


Fotos: Arquivo pessoal/Reprodução/Museu do Estado do Rio de Janeiro




Marcadores: , , , ,

postado por Andréia de Moura às 12:10 PM