Vitrine
Posts
quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ih, Cabral!




São 509 anos de Brasil, quando portugueses [até alguns judeus, dizem historiadores] avistaram a tal terra de ninguém cheia de gente bem, digamos à vontade. Aí, deu no que deu: trouxeram gente boa, ruim, gente que foi obrigada a trabalhar sem nada em troca, outros foram “considerados gente”, vieram mais uma dúzia de cores diferentes, a Família Real correu pra cá, esqueceu a biblioteca no porto, D. João VI vendeu títulos de nobreza [ai, esses condes e duques por Brasil afora] para matar o tédio. Dizem os Perez Hiltons da época que até a Princesa Isabel se apaixonou por um deus do Ébano. Nasceram mamelucos, mulatos e cafuzos [não da Princesa Isabel com o negão de tirar o chapéu, gente].

D. João VI says: "Mocreia mentirosa!"


Fomos abusados, sofridos, escravizados, miscigenados; discriminados somos até hoje. Mas aprendemos a nos defender e lutar. Muitos morreram pelo que somos hoje, e deveríamos nos render de gratidão por mártires como Tiradentes. Inventamos o rádio [valeu, Landell de Moura], o avião, e exportamos Carmen Miranda, Antonieta Rudge, Elsie Houston e Magdalena Tagliaferro – porque nem toda brasileira é bunda. Tomamos o futebol dos ingleses, tanto que o próprio Charles Müller veio para cá e se casou com uma brasileira.

Derrubamos paradigmas, presidentes, não nos conformamos em sermos tratados como ralé. Sonhamos, acordamos e pegamos duas horas de trânsito ou de transporte público lotado para poder trabalhar. Falta apenas hastearmos bandeiras em nossos quintais e jardins não apenas em época de Copa do Mundo. Falta querermos muito mais. Vamos impor respeito aos estrangeiros: porque nós somos legais, e não estamos dando mole. Porque no Brasil tudo é possível. O branco pode ser negro, e o negro ter muito mais sangue europeu do que o próprio europeu poderia imaginar. A maior concentração italiana fora da Itália, maior japonesa fora do Japão, brasileiro tem cara de todo mundo. São 509 anos de muita história que a História não contou, e nós queremos saber.


Brasil colorido, que resultou em uma mistura linda!



Aeae, Brasil!


Fotos: Reprodução

Marcadores: ,

postado por Andréia de Moura às 6:54 PM